quinta-feira, 7 de abril de 2016

Biblioteca Digital



ESTA BIBLIOTECA DIGITAL É COMPOSTA POR UM CONJUNTO DE LINKS QUE PERMITEM ACESSAR ARTIGOS, RESULTADOS DE PESQUISAS, DOCUMENTOS GOVERNAMENTAIS, DADOS CENSITÁRIOS,NOTÍCIAS E DEMAIS TEXTOS QUE CONTRIBUAM PARA APROFUNDAR O ENTENDIMENTO DE QUESTÕES RELACIONADAS AOS TEMAS: LEITURA, ANALFABETISMO NO BRASIL, EDUCAÇÃO ESCOLAR, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, BIBLIOTECA.

POR COMPREENDERMOS QUE SÓ É POSSÍVEL ENTENDER O REAL PELA ANÁLISE DAS MÚLTIPLAS RELAÇÕES QUE O COMPÕEM, INCLUÍMOS DOCUMENTOS QUE EMERGEM COMO TEMAS TRANSVERSAIS AO DEBATE QUE QUEREMOS INAUGURAR A PARTIR DO NOSSO BLOG.

INICIALMENTE, EXPUSEMOS OS TEXTOS COM ENTRADA A PARTIR DOS TÍTULOS. ENTRETANTO, ESTAMOS PERMANENTEMENTE AMPLIANDO O ACERVO E PROVIDENCIANDO A SUA ADEQUADA ORGANIZAÇÃO CATALOGRÁFICA.

PARA ACESSAR OS TEXTOS CLIQUE SOBRE O TÍTULO.

CONSULTE O NOSSO ACERVO.

BOA LEITURA!


A Educação está no Gibi
CARVALHO, DJota. A educação está no gibi. Campinas: Papirus, 2006. 

A educação para além do capital
MÉSZÁROS, Ístvan. A educação para além do capital. Revista Theomai. n. 15, 2007.

A Filosofia Gramsciana e a Educação

SABÓIA, Beatriz. A filosofia gramsciana e a educação. Em Aberto. Brasília, ano 9. n.45. Jan/mar, 1990. 

A importância do ato de ler: em três artigos que se completam
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23.ed. São paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

A linguagem do futuro
LOVETRO, José Alberto. A linguagem do futuro. São Paulo: Centro de Referência em Educação Mário Covas. 

Avaliação Nacional da Alfabetização

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Avaliação nacional da alfabetização: documento básico. Brasília, 2013. 

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO 2014
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Avaliação nacional da alfabetização 2014. Brasília, 2015.

Biblioteca na escola
PEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

 Bibliotecas no Brasil: um olhar histórico
SANTOS, Josiel Machado. Bibliotecas no Brasil: um olhar histórico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. v.6. n.1. São Paulo, jan./jun. 2010. p. 50-61.

Brasil Analfabetizado

TIEZZI, Ricardo. Brasil analfabetizado. 2008. 

Cai a confiança dos brasileiros nas instituições

IBOPE INTELIGÊNCIA. Notícias e pesquisas. Cai a confiança dos brasileiros nas instituições. 02 ago. 2013.

Censo Demográfico 2010
BRASILMinistério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010. Brasília, 2011. 

Censo nacional das bibliotecas públicas municipais
BRASIL. Ministério da Cultura. Fundação Getúlio Vargas. Censo nacional das bibliotecas públicas municipais: estudos quantitativos, principais resultados. Brasília, 2011.

Dados das Bibliotecas Públicas no Brasil

SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Dados das bibliotecas públicas no Brasil. 2015.

Direito à educação no Brasil e dívida educacional: e se o povo cobrasse?
FERRARO, Alceu Ravanelo. Direito à educação no Brasil e dívida educacional: e se o povo cobrasse? Educação e Pesquisa. v.3. n.2. São Paulo, mai./ago. 2008. p.273-289.

Estatística do eleitorado por sexo e grau de instrução

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Estatística do eleitorado por sexo e grau de instrução. Brasília, 2015.

Gêneros textuais: definição e funcionalidade
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. 4.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 19-36.

HISTÓRIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
MORTATTI, Maria Rosário. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Brasília, 2006.

LEI 10.639/2003 - Inclui no currículo oficial o ensino da temática 'História e Cultura Afro-Brasileira'
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. LEI 10.639/2003: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’ e dá outras providências. Brasília, 2003.

Lei 12.288 - Estatuto da Igualdade Racial

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. LEI 12.288:institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Brasília, 20 jul. 2010.

Leitura, escrita e sorriso: ferramentas para o jornal escolar
ROSAS, Judy M. Gueiros. Leitura, escrita e sorriso: ferramentas para o jornal escolar. Concurso Cultura Histórias de Educador. Editora Moderna, 2015.

Leituras
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Leituras. Brasília, nov. 2006.

Library Work with Children
HAZELTINE, Alice I.Library work with children. 1997.

Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932)

Mapa da violência 2015

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência: mortes matadas por arma de fogo. Brasília, 2015.

O analfabetismo na fase atual do capitalismo no Brasil (2002/2007)
ROSAS, Judy M. Gueiros. O analfabetismo na fase atual do capitalismo no Brasil (2002/ 2007). 62ª Reunião Anual da SBPC. Natal, 2010.

O problema do livro nacional
CARNEIRO, Levi. O problema do livro nacional. Rio de Janeiro, 1938. 

O público como expressão das lutas sociais

LEHER, Roberto. O público como expressão das lutas sociais: dilemas nas lutas sindicais e dos movimentos sociais frente ao desmonte neoliberal da educação pública. 2005.

Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental: língua portuguesa 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. v.2. Brasília, 1997.

Pesquisa retratos da leitura no Brasil - 2ª edição/2008
AMORIM, Galeno (Org.). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-Livro, 2008.

Pesquisa retratos da leitura no Brasil - 3ª edição/2012

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. 3.ed. São Paulo, 2012.

Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL
BRASIL. Ministério da Cultura. Plano nacional do livro e leitura. Brasília, 2006.

PNAD 2012

BRASIL.Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). PNAD 2012. Brasília, 2013.

Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca

ROSA, Flávia Goullart Mota Garcia; ODDONE, Nanci. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Brasília, 2006.

Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D'Água, 1997.

Prova Brasil 2011 
BRASIL. Ministério da Educação. Prova Brasil – apresentação. Brasília, 2011.

Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais
HILA, Cláudia Valéria Doná. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E.L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1.ed. São Carlos: Editora Claraluz, 2009, p.151-194. 

Retrato da leitura no Brasil - 1ª edição/2001
CBL/BRACELPA/SNEL/ABRELIVROS. 2001.

Significado do protesto negro
FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.



0 comentários:

Postar um comentário