sábado, 31 de maio de 2014

PROJETO LÁ LI GIBI

O projeto de extensão Lá Li Gibi, realizado pela UFPB, em parceria com a Biblioteca Popular Riacho do Navio, propõe levar atividades de leitura de histórias em quadrinhos, seções de contação de histórias e oficina de produção de histórias em quadrinhos para a população que, nos domingos, frequenta a Praia da Penha, em João Pessoa. 

Consideramos que o estímulo e o desenvolvimento do hábito da leitura constituem fundamentais ferramentas para que seja possível a ampliação da compreensão do mundo e que a leitura é uma prática que pode ocorrer em qualquer lugar ou situação.


CONCEPÇÃO DO PAPEL DA BIBLIOTECA

• O fato de pessoas não saberem ler ou não terem desenvolvido o hábito da leitura não as impede de estabelecer algum tipo de contato com o texto escrito.
• A biblioteca tem que extrapolar o seu espaço físico, indo onde pessoas que ainda não a utilizam estão.

CONCEPÇÕES QUE MOVEM O PROJETO

• Consideramos que o estímulo e o desenvolvimento do hábito da leitura constituem fundamentais ferramentas para que seja possível a ampliação da compreensão do mundo e das relações que o constituem.
• Também entendemos ser a leitura uma prática que pode ocorrer em qualquer lugar ou situação.
• Compreendemos que é de grande importância possibilitar o contato das pessoas com o texto escrito, fazendo-lhes perceber que a leitura é atividade prazerosa.

POR QUE HQs?

HQs ou histórias em quadrinhos compreendem um gênero literário facilmente aceito em função de seus textos curtos que contam com o auxílio visual das ilustrações.
Objetivo geral deste projeto é o de compreender aspectos relacionados à questão da leitura de histórias em quadrinhos e o papel da biblioteca para a formação de leitores.

Objetivos específicos:
• Reconhecer as histórias em quadrinhos como gênero literário que favorece o desenvolvimento do hábito da leitura.
• Atuar propositivamente com vistas à formação de leitores, entendendo que situações de leitura e escrita podem se instaurar de múltiplas formas e em quaisquer espaços.
• Identificar o impacto da ação extensionista com vistas à melhoria das habilidades de leitura da população usuária

2 comentários:

  1. como faço para doar gibis para o projeto??

    ResponderExcluir
  2. Jayne. Durante toda esta semana haverá pessoas, à tarde e à noite, no ambiente 37 do Centro de Educação/UFPB. Também podemos ir ao seu encontro. É só dizer onde poderemos encontrá-la que chegaremos rapidinho. Ou então ligue para 83-88254312 (Oi). Estamos felizes com esta possibilidade de doação de gibis. Um abraço. Aguardamos seu contato.

    ResponderExcluir